segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DIPLOMA DE LÍNGUAS - PASSAPORTE PARA O MUNDO

Lendo a revista Veja, vimos essa reportagem que nos pareceu bem interessante para todos os que estudam idiomas e têm o objetivo de aprimorar seus conhecimentos fora do país ou que precisam atender as necessidades do mercado de trabalho que vem se tornando cada vez mais exigente. Aqui vai a reportagem:

"OS DIPLOMAS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA TORNARAM-SE DOCUMENTO OBRIGATÓRIO PARA QUEM TEM AMBIÇÕES NA VIDA ACADÊMICA E PROFISSIONAL.

Eles são indispensáveis para garantir uma vaga nos cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado ou especialização no exterior. Também funcionam como uma espécie de passaporte para os que pretendem morar e trabalhar fora. Nessas situações, alguns certificados de língua chegam a ser requisito para entrar em certos países." (...)
"A procura pelos testes de proficiência em línguas cresceu 15% no ano passado - parte desse aumento se deve a uma exigência daqui de dentro mesmo, das empresas brasileiras.
Certificados como o Toefl, o principal exame de fluência em inglês, sinalizam um caminho mais curto para uma possível promoção. No universo corporativo praticamente todo mundo arranha o inglês, e é comum destacar no currículo o "inglês fluente". O diferencial está em provar que, de fato, se domina outra língua. Com a ajuda de especialistas, VEJA selecionou os principais exames e reuniu dicas para quem quer se sair bem na hora da prova."

INGLÊS

TOEFL (Test of English as a Foreign Language) http://www.ets.org/
Por que fazer: é o mais aceito em universidades e empresas dos Estados Unidos, do Canadá e da Inglaterra. É também o mais exigido por empresas brasileiras, além de ser indispensável para quem quer fazer MBA em escolas estrangeiras. Tem validade de 2 anos.
Quando acontecem as provas: uma vez por mês.
Onde fazer os exames: em centros binacionais e escolas cadastradas no site.
Dicas de como se preparar: o principal desafio, aqui, é administrar o tempo. Vale a pena recorrer aos cursos preparatórios que ensinam o aluno a responder às questões dentro do prazo. Outra dica é comprar livros que contenham simulados das provas e repeti-los à exaustão.
Preço: 380 reais.

CAMBRIDGE - http://www.cambridgeesol.org/
Por que fazer: o certificado é o mais tradicional e o mais aceito nas empresas europeias. Há testes especiais para advogados, executivos e profissionais de finanças. Também é o certificado mais exigido em faculdades brasileiras, em cursos como comércio exterior.
Quando acontecem as provas: em junho e em dezembro.
Onde fazer os exames: na Cultura Inglesa e em escolas de línguas indicadas no site.
Dicas de como se preparar: a partir do nível intermediário, é preciso dar mais atenção às questões de gramática e treinar muito o ouvido - vale passar um bom tempo assistindo a filmes ingleses ou a canais de notícias como a BBC. O sotaque britânico ainda é um complicador nas questões de compreensão auditiva.
Preço: entre 250 e 580 reais.


ESPANHOL

D.E.L.E. (Diplomas de Español como Lengua Extranjera) http://diplomas.cervantes.es/
Por que fazer: é necessário para quem pretende trabalhar ou fazer cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado em países de língua espanhola.
Quando acontecem as provas: em maio, agosto e novembro.
Onde fazer os exames: no Instituto Cervantes e em escolas cadastradas em todo país,exceto nos estados de Rondônia, Tocantins, Amapá e Acre.
Dicas de como se preparar: é importante ler jornais como El País e La Nación e procurar ter contato com o espanhol falado na América Latina. Apesar de utilizar a norma culta do espanhol, a prova costuma ter questões de leitura e audições baseadas no espanhol latino-americano.
Preço: entre 110 e 240 reais.

FRANCÊS
TEF (Test d'Évaluation de Français) www.fda.ccip.fr/tef

Por que fazer: é o único aceito no Canadá, com exceção da província de Quebec, que tem um teste próprio. Também é pedido por faculdades e empresas francesas. Sua validade é de 2 anos.
Quando acontecem as provas: em março, maio, agosto e outubro.
Onde fazer os exames: na Aliança Francesa e nas escolas cadastradas indicadas no site.
Dicas de como se preparar: é importante treinar redações que envolvam situações cotidianas, como cartas de reclamações de serviços, pedidos de emprego ou requerimentos para frequentar cursos e universidades no país.
Preço: a partir de 350 reais.

DELF/DALF (Diplôme d'Études en Langue Française / Diplôme Approfondi de Langue Française) www.ciep.fr/pt/delfdalf
Por que fazer: o certificado oficial do governo francês é o mais reconhecido internacionalmente para quem pretende trabalhar em empresas francesas.
Quando acontecem as provas: em junho e novembro.
Onde fazer os exames: na Aliança Francesa.
Dicas de como se preparar: todas as questões, sejam orais, sejam escritas, têm peso igual. Ir muito bem em uma delas e falhar completamente em outra é sinônimo de reprovação. Portanto, é preciso estar bem preparado para todas as etapas do teste.
Preço: de 160 a 490 reais.

Obs: As informações acima foram tiradas da revista VEJA do mês de abril de 2009.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOSSA PROPOSTA

O CLICKNEL FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE INFORMAR, ATUALIZAR E INTERAGIR COM TODOS OS QUE FALAM, ESTUDAM E/OU APRECIAM OS IDIOMAS ESPANHOL, FRANCÊS E INGLÊS E SUAS RESPECTIVAS CULTURAS.

SEJAM BEM-VINDOS!!

BIENVENIDOS - BIENVENUS - WELCOME