quarta-feira, 22 de julho de 2009

JULHO ~ MÊS DE GRANDES EVENTOS

Julho é um mês de grandes comemorações e acontecimentos históricos. Escolhemos três eventos conhecidos mundialmente que consideramos representativos de seus respectivos países: "The Independence Day", nos Estados Unidos, "La Bastille", na França e as peregrinações do "Camino de Santiago", na Espanha.


The Independence Day






América
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.

A Declaração da Independência dos Estados Unidos da América foi o documento no qual as Treze Colônias na América do Norte declararam sua independência do Reino Unido, bem como justificativas para o ato. Foi ratificada no Congresso Continental em 4 de julho de 1776, considerado o dia da independência dos Estados Unidos.
As treze colônias tomaram este passo, pois os britânicos estavam se aproveitando da América do Norte com impostos para pagar o prejuízo das guerras feitas pelos ingleses, então as treze colônias tomaram a decisão de criar A Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.

Acontecimentos durante a colonização da América, que revoltaram as treze colônias :

Guerra dos sete anos -Ingleses e Franceses lutaram para conseguir os territórios da América do Norte, no final a Inglaterra ganhou, mas também com essa guerra gastou muito dinheiro e acabou tendo que implantar impostos nas colônias da América do Norte.
Lei do selo - Todos os documentos oficiais que passassem nas colônias exceto livros e jornais deviam conter selos comprados da metrópole.
Lei do açúcar: A Lei do Açúcar foi aprovada em 5 de abril de 1764 pelo Parlamento inglês. Essa lei substituía a Lei do Melado, de 1733, e tinha como objetivo pôr um fim no contrabando e de proteger os agricultores ingleses radicados nas Antilhas. Taxava o açúcar que entrava nos Estados Unidos da América e que não fosse comprado das Antilhas inglesas. Sendo matéria-prima do rum, e este por sua vez, juntamente com o tabaco, eram utilizados pelos colonos para comprar escravos na África. A lei desagradou muito os habitantes da então colônia inglesa.
Festa do Chá de Boston - Boston Tea Party: O governo inglês, para favorecer a decadente Companhia das Índias Orientais, que estava à beira da falência, concedeu-lhe o monopólio da venda do chá para as colônias americanas. Disfarçados de índios, os colonos jogaram ao mar o carregamento de chá trazidos pela Companhia das Índias Orientais, cujo preço baixo arruinaria os comerciantes locais, que se abasteciam em outras paragens.
As treze colônias não suportaram esses acontecimentos e fizeram o acordo de Independência dos Estados Unidos, e conseguiram a Independência no ano de 1776.

La Bastille





Bastilha
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Bastilha, antes da Revolução Francesa.

A Bastilha (em francês: Bastille) foi originalmente concebida apenas como um portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine, na França, motivo pelo qual era denominada Bastilha de Saint-Antoine. Encontrava-se onde hoje está situada a Place de la Bastille ("Praça da Bastilha") em Paris. Mas ficou realmente conhecida por ter sido uma prisão, assim funcionando desde o início do século XVII até o final do século XVIII.
Ficou famosa por ter sido o palco do evento histórico conhecido como a Queda da Bastilha, em 14 de Julho de 1789, o qual aliado ao Juramento do Jogo da Péla, está entre os fatos mais importantes do início da Revolução Francesa.
O evento foi grandiosamente comemorado exatamente um ano depois (em 14 de Julho de 1790) na pomposa festa que ficou conhecida como a "Fête de la Fédération" (A Festa da Federação). A data tornou-se feriado nacional na França, sendo comemorada anualmente. É popularmente chamada de "Dia da Bastilha", apesar de na França denominarem-na "Fête Nationale" (A Festa Nacional).
Em novembro de 1789 a Bastilha foi totalmente demolida.

A Queda da Bastilha
Segundo a historiografia tradicional, a Queda da Bastilha marca o início da Revolução Francesa. Não há dúvida de que o movimento popular em Paris tenha grande significado, porém a Revolução deve ser vista como um processo, onde é necessário analisar a situação econômica do país, os interesses de classes envolvidos e os interesses dos demais países europeus
A Bastilha foi construída em 1370 e tornou-se uma prisão durante o reinado de Carlos VI; no entanto foi durante a Regência do Cardeal Richelieu, no século XVII que tornou-se uma prisão para nobres ou letrados, adversários políticos, aqueles que se opunham ao governo ou mesmo `a religião oficial. No dia 14 de julho a Bastilha abrigava apenas 7 prisioneiros, no entanto a multidão invadiu-a tanto por representar um símbolo do absolutismo, como para tomar as armas que haviam em seu interior.

A REVOLUÇÃO

A importância da Queda da Bastilha reside no fato de que a partir desse momento a revolução conta com a presença das massas trabalhadoras, deixando de ser apenas um movimento onde deputados julgavam que poderiam eliminar o Antigo Regime apenas fazendo novas leis. A gravidade da crise econômica havia envolvido todo o país em uma situação caótica: os privilégios dados à nobreza e ao Alto Clero dilapidaram as finanças do país, situação ainda mais agravada com a participação da França na Guerra de Independência dos EUA em ajuda aos colonos e pelas secas, responsáveis por uma crise agrária, que levava os camponeses miséria extrema e determinava o desabastecimento das cidades assim como a retração do comércio interno.

Na medida em que a nobreza recusou-se a abrir mão de seus privilégios, o rei Luís XVI viu-se forçado a convocar a Assembléia dos Estados Gerais, que reuniria os representantes da Nobreza, do Clero e do Povo ( burgueses). As manobras políticas da realeza tinham por objetivo fazer aprovar nova legislação, que preservaria os privilégios do 1° e 2° estados e ao mesmo tempo sobrecarregariam o 3° estado.

Em 17 de junho os representantes do povo se auto proclamam Assembléia Nacional. Esse fato representa de um lado o grau de organização e a consciência da burguesia, ancorada pelos ideais do Iluminismo, e ao mesmo tempo nos dá idéia de qual era a perspectiva de Revolução para essa classe social, eliminar o Antigo Regime, através de uma reforma na legislação, forçando o rei a aceitar o organização de um poder legislativo responsável pela elaboração das leis. Enquanto os deputados se reuniam na Assembléia, o rei reunia tropas na tentativa de evitar o movimento revolucionário, foi nesse contexto que formou-se a "Milícia de Paris" e no dia seguinte as ruas e a Bastilha eram do povo. O movimento revolucionário saia às ruas; percebia-se que somente com a participação e o apoio popular poderiam haver mudanças significativas. Apesar de organizada e armada, a camada popular urbana defendia a manutenção da Assembléia Constituinte e portanto acreditava que as novas leis poderiam trazer uma mudança significativa.

Dica


Para saber mais sobre a "Queda da Bastilha" acesse:

segunda-feira, 20 de julho de 2009

EL CAMINO DE SANTIAGO




El mes de julio va dedicado a uno de los más famosos puntos turísticos de España: El Camino de Santiago.

El Camino de Santiago (en gallego: Camiño de Santiago) es una ruta que recorren los peregrinos procedentes de España y de toda Europa para llegar a la ciudad de Santiago de Compostela, donde se veneran las reliquias del apóstol Santiago el Mayor. Durante toda la Edad Media fue muy concurrido, después fue ligeramente olvidado y en la época actual ha vuelto a tomar un gran auge. El Camino de Santiago ha sido declarado por la Unesco Patrimonio de la Humanidad; Itinerario Cultural Europeo por el Consejo de Europa y ha recibido el título honorífico de Calle mayor de Europa.
El origen de Santiago de Compostela
El nombre Santiago de Compostela se compone de dos partes, Santiago - el apóstol, y Compostela - Campus stellae, la traducción quiere decir `campo de estrellas`. Campo de estrellas se refiere a la leyenda del origen de esta ciudad. Se dice que un habitante, llamado Pelayo, en el año 813, dónde se encuentra hoy la cuidad, vio luces y señales en el cielo. Siguió los indicios y encontró la tumba y restos mortales de Santiago y sus discípulos. Relató su hallazgo al obispo Teodomiro de Iria Flavia, a 20 Km. de Santiago. El obispo cambió su sede a Compostela e informó de aquello al Rey Alfonso II. El Rey llegó al lugar y dispuso la construcción de la primera capilla de Santiago de Compostela, para la protección del apóstol y para su recuerdo. Así se produjo paso a paso la ciudad actual, que todavía abarca un centro muy antiguo.
El 25 de julio fue consagrado a Santiago por el Papa Calixto en 1221.

Dica:

Para quien quiera saber más sobre "El Camino de Santiago" sugerimos el siguiente sitio:
www.santiago-de-compostela.costasur.com

segunda-feira, 13 de julho de 2009

VIAJANDO PELO MUNDO DOS IDIOMAS


IDIOMA?









A palavra "idioma" vem do grego "idiwma" , que significa caráter próprio, propriedade particular, particularidade de estilo.

DICA



DICA: A aluna de espanhol, Regina Viegas, uma das seguidoras de nosso blog, deixou como dica para quem estuda línguas estrangeiras o seguinte link:

http://www.livemocha.com/, vale a pena conferir.

NOSSA PROPOSTA

O CLICKNEL FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE INFORMAR, ATUALIZAR E INTERAGIR COM TODOS OS QUE FALAM, ESTUDAM E/OU APRECIAM OS IDIOMAS ESPANHOL, FRANCÊS E INGLÊS E SUAS RESPECTIVAS CULTURAS.

SEJAM BEM-VINDOS!!

BIENVENIDOS - BIENVENUS - WELCOME